Thursday, April 8, 2010

Hebert Spencer

Herbert Spencer

Biografia

Nasceu em Derby na Inglaterra, em 1820, e desde adolescente mostrou ter uma personalidade anti conformista. Aos 13 anos tentou fugir da educação oferecida pelo tio que era pastor protestante, mas teve que voltar a escola, onde se manteve até os 16 anos.

Depois disso deu continuidade a sua formação sozinho, com leituras concentradas acima de tudo na ciência.

Trabalhando como engenheiro ferroviário, paralelamente, começou a publicar artigos onde já defendia suas idéias liberais.

Em 1848, tornou-se subeditor da revista The Economist, onde trabalhou até 1853. Quando recebeu a herança de seu tio, resolveu a se dedicar apenas em escrever livros – atividade de manteve até sua morte.


Darwinismo Social

Tese das diferenças raciais entre os seres humanos

  • Controle da demografia humana da possível inferioridade dos povos negros, principalmente no que se refere a inteligência, a alta taxa de criminalidade, é o combate contra a miscigenação.
  • Segundo estes pensamentos, existem características biologias e sociais que enquadram se as pessoas são mais aptas.
  • Padrões de indício de superioridade: poder aquisitivo ($) , habilidade em ciências humanas e exatas derivadas em outras ciências como a arte.

Sociedade orgânica

Spencer baseou-se na doutrina do evolucionismo ( possivelmente influência De Darwin ) para elaborar sua teoria sociológica, Afim de identificar a Sociedade como organismo biológico: tanto a sociedade como os organismos Se distinguem da matéria inorgânica pelo crescimento visível durante sua Existência.

Ele compreendia que a sociedade funcionava através de dois organismos: Distribuidor e o regulador.

  • o distribuidor seria aquele que trás substancias “nutritivas“ , seriam as estradas, canais, ferrovias. Que trazem a informação de fora.
  • o regulador funciona como o sistema nervoso, ele absorve a “substancia nutritiva” , ou seja, a informação executa o seu papel através das mídias, Distribuindo as informações para as periferias como impulsos nervosos.

No comments:

Post a Comment