Tuesday, April 13, 2010

Gustave Le Bon e Scipio Sighele - Psicologia das Massas

Gustave Le Bon


Nascido na França, Le Bon foi um psicólogo social, sociólogo e físico amador que viveu entre os anos de 1841 e 1931.

Autor de várias obras, formulou teorias de superioridade racial, comportamento de manda, características nacionais, e de psicologia das massas.

Esta última foi a mais importante de sua carreira, e inspirou Freud a escrever uma de suas obras mais conhecidas: Psicologia das Massas e Análise do Eu.

Em Psicologia das Massas (Psychologie des foules) Gustave Le Bon explica que quando o homem se junta a massa perde sua identidade mental e assume a identidade do todo. Regressa a um estado primitivo de pensar e agir, perde sua capacidade crítica .


Em meio a multidão, as pessoas perdem seus padrões morais e suas inibições, tornando-se extremamente emotivas, e este emocionalismo acaba fazendo com que ela se torne irracional. Mas tudo isso sem uma proximidade física.

Após a Revolução Industrial, surgem novos processos de industrialização e o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa. Com o crescimento das cidades, novos vínculos coletivos foram se formando. A contratação em massa, os sindicatos, o endeusamento da ciência, levaram a um novo sistema econômico, causando esperança e pessimismo ao mesmo tempo.



 Scipio Sighele

Sighele nasceu em Brescia na Itália, em uma grande familia de juristas. Estudou direito e ficou conhecido por dois artigos publicados na revista de Lombrosso: Archivio di Psichiatria. Reunidos, estes dois artigos originaram sua maior obra: La Folla delinquente, ou A Massa Criminosa, onde analisa os crimes coletivos como as revoltas e os linchamentos.

Segundo ele, as pessoas são capaz de cometer os mais atrozes crimes e em uma velicidade espantosa, quando juntas.  Mas também não há como indicar culpados em meio à multidão. Por mais inteligentes que sejam, as pessoas em conjunto suprimem, e não somam, suas forças.

Um exemplo claro é o caso da estudante Geyse Arruda. Por causa de um vestido considerado inapropriado para uma aluna ir para a faculdade, ela acabou sofrendo hostilidades por parte de seus colegas.








No comments:

Post a Comment