Monday, April 5, 2010

Discutindo as Mídias Sociais

A mudança na maneira como as pessoas descobrem, lêem e compartilham informação está mudando, isso é fato. Mas quais são as questões que constam por dentro disso? Já sabemos que a comunicação está sempre ganhando novas formas de se espalhar, outras mídias, mas foi com a internet que ela obteve certo diferencial. Ela se tornou social, ou seja, começou a Interagir com seus usuários. Isso pode não parecer, mas causou certo impacto na sociedade. O que antes vinha a se pensar que a internet tornava as pessoas mais individualistas, impedindo-as de obterem uma vida social, agora foi totalmente desconsiderado já que essa nova forma de se comunicar conseguiu ir mais além do que deixar o usuário compilado a ficar em frente ao computador o dia todo. Festas e encontros pessoais elaborados com o intuito de conhecer aqueles com quem a pessoa conversa nestas redes estão ganhando cada vez mais prestigio. “É uma nova cultura global no qual a população é feita de pessoas conectadas em redes das quais possibilita manter uma tendência internacional em tudo que acontece e em qualquer lugar” Além de manter essa interação entre as pessoas, a mídia está ganhando espaço no mercado de trabalho. Ainda que existam pensamentos errôneos sobre o impacto que a mídia social tem com os indivíduos. Pensamentos que superestimam os resultados no uso desta ferramenta, achando que é uma fórmula mágica que em pouco tempo todos ficam conhecendo a marca ou empresa que utiliza deste recurso, é algo que está dando certo e trazendo bons resultados. Para a utilização da mídia social na conquista por clientes, existem regras e um certo acompanhamento no andamento deste. Para um operador de mídia social não, basta apenas digitar palavras legais no twitter, escrever um post qualquer no facebook e por ai vai. Exige o conhecimento sobre o assunto a ser postado, a linguagem a ser utilizada, o publico a ser atingido. Cabe lembrar que a idéia é conquistar pessoas e fazê-las conhecer a empresa ou produto divulgado e não necessariamente vender. Uma espécie de propaganda boca-boca de uma forma mais moderna e conceitual. Links interessantes: http://ow.ly/1qMvm http://www.twitteradvertising.com/ http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/03/24/publicidade-na-internet-brasileira-cresceu-25-em-2009/

2 comments:

  1. Este blog http://aquintaonda.blogspot.com/ sempre tem bastantes informações sobre as Mídias Sociais e a Comunicação Empresarial, é escrito pelo Gerente de Marketing da IBM no Brasil.

    ReplyDelete
  2. Muito bom o blog! Gostei do ultimo post sobre a Locaweb! Tem que se ter muito cuidado com as palavras!

    ReplyDelete